O Windows 10 recebeu, em grande parte, análises positivas, desde sua data original de lançamento em 29 de julho de 2015; os críticos elogiaram a decisão da Microsoft de eliminar algumas das mecânicas introduzidas no Windows 8, bem como a adição de um ambiente mais direcionado ao uso em computadores desktop, muito igualmente as versões anteriores do Windows, não obstante que a interface de touch do Windows 10 foi criticada por possuir diversas regressões em comparação à interface touch do Windows 8. Os críticos também elogiaram os melhoramentos do software integrado com o Windows 10 em comparação ao 8.1, a adição da integração com o Xbox Live, bem como as funcionalidades e capacidades do assistente pessoal do Cortana, e a substituição do Internet Explorer pelo Edge - apesar de que o navegador foi também criticado por ser incluso ainda em desenvolvimento.

O Windows 8.1  é um sistema operacional como uma atualização do sistema operacional anterior Windows 8 , que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. A sua versão final foi lançada e disponibilizada para consumidores e para o público em geral em 17 de outubro de 2013.

O sistema conservará a mesma interface do Windows 8, porém, obterá mais opções de personalização. O nome Windows 8.1 simboliza como primeira grande atualização para o Windows 8, que, a partir do anúncio oficial do Windows 8.1, passou a ser referenciado como Windows "8.0". Além de correções de bugs, esta actualização traz o navegador Internet Explorer 11, novas opções para personalização da Tela Inicial, mudanças na versão “Metro” do Painel de Controle, novos aplicativos, suporte para uso de aplicativos na Tela Inicial, otimizações com foco nos novos processadores Haswell e mudanças internas no núcleo do Windows para melhorar o desempenho geral do sistema operacional. A pesar de ser uma grande a(c)tualização, com correções de bugs e com novidades, na realidade, é outro sistema operacional, mas o motivo de ser uma grande atualização, é por disponibilizar gratuitamente pela Windows Store.

Em 2014, o Windows 8.1 ganhará a sua primeira grande atualização Update 1, conhecida como Windows 8.1 Update 1. No entanto, o Update 1 para Windows 8.1 é um arquivo de atualização no formato .msu da mesma forma disponibilizada pela Windows Update. Por tanto, é o mesmo sistema operacional Windows 8.1, mas com a atualização Update 1 que chamará de Feature Pack.